Comprar uma casa em construção é um bom negócio? É, mas convém primeiro conhecer os prós e os contras.

Na compra de casa, o tempo é o seu melhor amigo. Não ter pressa de se mudar para a nova habitação pode garantir-lhe um excelente negócio, principalmente se estivermos a falar de um imóvel em construção, ou mesmo ainda em planta.
12 mar 2024 min de leitura

Além dos preços mais apelativos, este tipo de casa é uma excelente alternativa ao mercado imobiliário tradicional, em especial nesta época em que existe uma baixa oferta ao nível da habitação nova e já pronta a habitar.

Obviamente, como em qualquer outro negócio há que ter em conta as vantagens e desvantagens, de forma a garantir uma maior rentabilidade dos seus recursos e evitar os erros mais comuns, que podem implicar custos que tornem esta modalidade menos atrativa.

VANTAGENS:

> Espaço – mais do que o preço, esta é talvez a mais forte razão para optar pela casa em construção. Como ainda não está concluída, a habitação pode ser alterada de forma a que as diferentes divisões possam adequar-se ao seu gosto e às suas necessidades. Paredes derrubadas, divisões unidas, áreas reorganizadas, o único limite é o do seu orçamento.

> Preços – os valores elevados que atualmente se praticam nos novos imóveis obrigam-nos a procurar soluções alternativas, sendo que os preços baixam substancialmente no caso dos imóveis em construção ou em planta. A seu favor joga ainda a possibilidade de negociar os preços com o proprietário ou promotor imobiliário, podendo optar por soluções de construção mais razoáveis.

> Personalização – além da reorganização das áreas da sua casa, este tipo de imóvel permite-lhe configurar todos os detalhes da sua casa, incluindo os materiais de construção, tipo de isolamento, cores, decoração, equipamento de cozinha, sistemas de climatização e arranjos exteriores.

> Possibilidade de escolha – comprar ainda em construção assegura-lhe amplas opções de escolha. Por exemplo, se estiverem disponíveis vários imóveis iguais, ou idênticos, quem chegar durante a fase de construção pode escolher a localização, a vista, a orientação solar, o lugar de estacionamento e, no caso dos apartamentos, o piso.

> Mais tempo para tomar decisões – a compra de um imóvel já pronto a habitar é quase sempre um ato imediato, que traz por arrasto compras por impulso. Se adquirir a casa em fase de construção, terá do seu lado o tempo necessário para pensar e repensar detalhes que, por vezes, lhe custam dinheiro e dores de cabeça. No caso do recheio, terá várias semanas, ou mesmo meses, ao seu dispor para decidir qual o mobiliário e decoração mais adequados ao espaço que pensou e com a possibilidade de aproveitar saldos e promoções.

DESVANTAGENS:

> Demoras na entrega – todas as construções e obras estão sujeitas a atrasos e a sua não é exceção. Novamente, insistimos em que planifique todo o projeto com tempo, dando alguma margem para este tempo extra. Para se proteger, recomendamos que deixe estas situações previstas no contrato promessa de compra e venda, incluindo possíveis compensações por incumprimento de prazos.

> Obra sem conclusão – é uma situação pouco frequente, mas que deve acautelar. Há casos em que a construção do imóvel é interrompida ou mesmo abandonada pelo construtor ou promotor, motivada por dificuldades financeiras do mesmo. Evite este tipo de constrangimentos, tente saber o máximo sobre a empresa com que vai fechar negócio, incluindo antecedentes profissionais, construções anteriores ou mesmo informação bancária sobre o construtor. 

> Construção diferente da esperada – poderá dar-se o caso de a obra final não corresponder ao que ficou definido e contratado. Tanto pode ser um pequeno detalhe, como um trabalho final completamente diferente do que estava em planta. Acompanhar os trabalhos e verificar o progresso da obra, se possível acompanhado de um especialista, poderá evitar este tipo de ocorrência.

 
E que mais preciso de saber?

Na posse destas informações, estará habilitado para tomar a decisão mais sensata na compra de um imóvel em construção ou em planta. Em todo o caso, convém não esquecer do seguinte:

> Faça questão de compreender bem a planta, incluindo áreas, localização de portas e janelas, pedindo sempre o esclarecimento do que não entender ou não estiver claro, podendo mesmo recorrer à ajuda de um técnico profissional desta área.

> Procure sempre analisar a localização do imóvel e apurar o quanto ele pode valorizar ou desvalorizar no futuro, novamente socorrendo-se da ajuda de técnicos especializados.

> Visite o andar-modelo, se for um empreendimento ou um apartamento. Mesmo que a sua futura casa não venha a ser exatamente igual, terá sempre uma ideia aproximada daquilo que vai comprar (em especial áreas e acabamentos).  

> Não esqueça do que está à sua volta. Tente perceber ou prever como será essa zona quando a sua casa estiver concluída, procurando saber que projetos já existem e os que estão previstos para as imediações. Sem esquecer de que forma isso poderá valorizar ou desvalorizar sua casa. Na Câmara Municipal há documentos públicos que o vão ajudar, incluindo o Plano Diretor Municipal.

> Recorra à ajuda de uma agência imobiliária. Isto porque há um imenso trabalho burocrático que requer a intervenção de especialistas, que asseguram apoio jurídico na elaboração do Contrato Promessa de Compra e Venda (documento que será indispensável para defender os seus direitos na compra). Além disso, os profissionais do setor imobiliário dominam um conhecimento profundo do mercado, que será essencial para reunir e analisar toda a informação sobre o construtor.

Não se deixe iludir. Muitos clientes acreditam que dispensar uma agência imobiliária lhes permite poupar uma boa quantia em custos administrativos, mas o barato sai caro. A ajuda profissional vai facilitar-lhe a vida, economizando tempo e evitando muitos dissabores e preocupações.

Na Atual Imobiliária contamos com uma vasta experiência na negociação de imóveis ainda em construção, ou em planta. Contacte-nos e começaremos desde logo a trabalhar para concretizarmos o seu sonho de uma casa nova, ao melhor preço.

 

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.