Vem aí o verão, mas será que a sua casa está preparada para ele? Nós damos uma ajuda

É a época favorita do ano para muitos de nós. As férias, a praia, os convívios ao ar livre e o tempo extra para aproveitar o melhor da vida fazem do verão aquela temporada com que sonhamos o ano inteiro. Mas, com tanto para desfrutar lá fora, convém não nos esquecermos daquela que tão bem cuida de nós o resto do tempo: a...
02 jun 2023 min de leitura

O calor, as muitas horas de exposição solar e os estragos deixados para trás pelos rigores do inverno implicam uma reorganização do lar. Mas se lhe parece uma missão demasiado pesada para esta época do ano, não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo a preparar a sua casa para a chegada do verão, com toda a tranquilidade e sem grandes esforços. Com organização, divisão de tarefas e algum jeito, em pouco tempo ficará tudo prontinho para tirar partido desta época, no conforto do seu lar.


Comece pelas limpezas

Não é necessária nenhuma maratona de detergentes e vassouradas. A limpeza habitual é, em regra, suficiente para a boa manutenção da sua casa, mas há tarefas indispensáveis quando a primavera se prepara para dar lugar ao verão.
Os vidros, fustigados pela chuva e sujidade própria dos meses frios, vão precisar de uma limpeza mais a fundo. Há várias técnicas para os deixar a cintilar, seja com produtos limpa-vidros ou vinagre, ajudados por um jornal que faz sobressair o brilho natural. Antes disso, convém limpar muito bem caixilharia e estores com um pano e água.
E como vai passar mais tempo nas áreas exteriores da casa, convém também inclui-las no seu plano de trabalho. Terraços e jardins, nas casas, ou só as varandas e janelas (no caso dos apartamentos) acumulam grande sujidade no inverno e primavera, ficando agora no ponto de mira de mangueiras e vassouras. Tendo sempre a cuidado de não desperdiçar água, lave bem o chão, caminhos, deques, entradas, portas e portões, sem esquecer o mobiliário de exterior. Ah, e lembre-se de limpar caleiras e esgotos, onde se acumulam folhas, lamas e sujidade nos meses anteriores.


Faça pequenas remodelações

O clima mais seco, aliado ao tempo livre em férias e feriados mais prolongados podem ser aproveitados para aqueles trabalhos um pouco mais demorados, mas que são essenciais para a boa conservação da casa. Limpezas a fundo, arranjos ou mesmo uma remodelação da casa são sempre boas tarefas de verão, nas quais pode contar com a ajuda dos filhos, tornando produtivos os dias mais monótonos das férias.
É uma boa oportunidade para pintar a casa, isto se ela começar já a apresentar algum desgaste, ou aqueles pequenos estragos feitos pelas brincadeiras dos miúdos. Se a casa já começar a dar sinais de envelhecimento, também são importantes intervenções que garantam um melhor isolamento, como a mudança de caixilhos, estores, blackouts e, se necessário, colocação de vidros duplos. No final, se lhe sobrarem forças e orçamento, pode sempre fazer uma pequena redecoração, mudando a disposição do mobiliário, de forma a resguardar-se do calor.


Redecore a casa com as cores da época

Arrume mantas e almofadões pesados e de cores escuras. Cubra a casa de tons claros e mais frescos, recorrendo a tecidos leves como o linho ou o algodão. Mude as cortinas, tapetes, toalhas de mesa, capas de almofadas e colchas das camas, adequando-as à ligeireza de uma estação que exige texturas e materiais que aliviem o corpo e a mente do calor da época. Velas aromáticas e pequenos vasos coloridos podem completar o cenário estival.
Nos quartos, há que garantir noites de sono refrescantes, começando desde logo pela tradicional viragem do colchão (acompanhada de uma boa limpeza, com aspiração e, se possível, algumas horas ao ar). Adeque a roupa de cama aos rigores da época, resgatando dos armários aqueles lençóis, fronhas e colchas de tecido leve e fresco, que serão determinantes para noites bem dormidas nos meses mais quentes.


Altere a iluminação e reveja o ar-condicionado

A temperatura no interior de casa é influenciada por múltiplos fatores, mas um dos mais descurados é a iluminação elétrica. Se ainda não o fez, experimente substituir as suas velhas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou de led. Notará desde logo a diferença, pois não implicam um aquecimento tão elevado como as de incandescência, o que se revela numa temperatura mais fresca à sua volta, para além do menor consumo energético que implicam.
E já que falamos de equipamento elétrico, o aparelho mais amado de todos os verões é o ar-condicionado, mas este dispositivo nem sempre é a solução para todos os problemas com o calor. A manutenção é essencial, começando desde logo pela limpeza de folhas e demais detritos que se vão acumulando na unidade de condensação, fora de casa. Não esqueça ainda de fazer a lavagem e aspiração dos filtros limpáveis, ou mesmo a substituição dos descartáveis.
Quanto ao seu funcionamento, o segredo está na programação razoável. Recorra a um termóstato inteligente ou programável, deixando o aparelho ligado em modo de baixo consumo na sua ausência, programando-o para arrefecer a casa meia hora antes do seu regresso.


Experimente alterar alguns hábitos

Curiosamente, uma das melhores formas de preparar a casa para o verão não implica qualquer tipo de obras ou intervenções técnicas. Basta apenas que programe os seus hábitos e rotinas de forma energeticamente mais eficiente, evitando comportamentos que implicam gastos elevados e desnecessários de eletricidade.
Por exemplo, nas horas de maior calor mantenha fechadas as portadas, persianas, estores e blackouts, abrindo as janelas apenas ao final do dia, quando começar a sentir aquela aragem milagrosa que refresca as noites de verão. Se for madrugador, as primeiras horas da manhã também são uma excelente oportunidade para refrescar a casa. Claro que antes de abrir as janelas deve proteger o interior dos insetos, sempre prontos a invadir a sua casa, recorrendo para isso a uma rede mosquiteira.
As entradas e saídas de casa são outra fonte de aquecimento doméstico, pois por muito bem que esteja isolado lá dentro, se abrir e fechar as portas várias vezes está a deixar escapar a frescura interior e a convidar para sua casa a aragem quente lá de fora. Tente ao máximo concentrar todas as tarefas para apenas ter de sair uma ou duas vezes, reduzindo a abertura a fecho de portas.
E pronto, são estes os conselhos da sua Atual Imobiliária, que lhe deseja um excelente verão, no conforto da sua casa de sonho.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.