Se vai concretizar o sonho de comprar casa, temos de lhe explicar como conseguir o melhor Crédito à Habitação

Para a maior parte das famílias este é o projeto de uma vida: adquirir casa própria, que será o centro da sua atividade, o lugar para onde pode voltar sempre e encontrar o refúgio da agitação diária. Claro que, por ser um projeto de grande envergadura, requer cuidados especiais, de forma a assegurar que este investimento...
08 fev 2024 min de leitura
A esmagadora maioria dos portugueses compra a sua casa recorrendo a financiamento bancário, o chamado Crédito à Habitação. Vai prolongar-se por uma boa parte da sua vida ativa pelo que é fundamental conhecer bem todas as opções e procedimentos relacionados com este tipo de crédito.

A Atual Imobiliária, o seu parceiro de eleição para a compra de casa, ajuda-o a perceber todas as vertentes do Crédito à Habitação e de que forma poderá conseguir uma solução de crédito que lhe permita adquirir o imóvel que procura, sem comprometer o seu futuro e da sua família, garantindo a liberdade financeira de que precisa. 

Faça as contas bem feitas.
Antes de começar sequer a falar com bancos e financeiras, é importante que passe algum tempo com a calculadora ao seu lado. Em primeiro lugar, convém estudar as suas poupanças e perceber quanto poderá pagar de entrada. Isto porque, em condições normais, para um Crédito à Habitação, o banco empresta entre 85% e 90% da avaliação do imóvel. 

Terá, por isso, de investir do seu bolso o restante valor, pelo que esse montante deve pesar na escolha do imóvel. Há ainda outras contas que tem de prever e que terão de ser suportadas por si, incluindo os custos relacionados com a abertura de crédito, os honorários do notário ou advogado responsável pela escritura e as despesas com o Imposto de Selo e Imposto sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT). Ao todo, é necessário que tenha disponíveis uns 15 a 20 por cento do valor global do imóvel.

Defina muito bem o teto para o valor da prestação 
Para evitar situações de sufoco financeiro, é necessário que planeie o Crédito à Habitação de modo a assegurar que as prestações mensais se mantêm em valores razoáveis e realistas, permitindo-lhe um pagamento que deixe margem para os demais custos, sem sufocar o seu orçamento mensal.

Neste domínio, a chave para um empréstimo bem-sucedido é a taxa de esforço, que lhe permite apurar qual é a proporção do rendimento familiar que será dedicada ao pagamento do empréstimo. Tenha sempre presente que, em Portugal, o valor da prestação mensal não pode ultrapassar uma percentagem de 35% do rendimento mensal do seu agregado familiar.

Tempo é dinheiro. Decida a duração do empréstimo
O passo seguinte é tentar perceber durante quanto tempo a sua família poderá pagar a prestação do Crédito. Neste caso, há limites para o prazo máximo nos contratos de Crédito à Habitação, sendo que a sua idade será fundamental, uma vez que prazo de empréstimo está dependente da idade do titular mais velho: 

> Prazo máximo de 40 anos para pessoas até 30 anos (inclusive)

> Prazo máximo de 37 anos para pessoas entre os 30 e os 35 anos 

> Prazo máximo de 35 anos para pessoas até 35 anos  

Estes prazos são a base da sua planificação, devendo usá-los para ir fazendo a diluição das prestações ao longo dos anos, sem ultrapassar a taxa de esforço.

Não se fique só pelos bancos, peça propostas a Intermediários de Crédito

Na Atual Imobiliária trabalhamos em estreita ligação com a Atual Resolve, especialistas na área dos Créditos, com vasta experiência neste domínio e acesso privilegiado às principais instituições de Crédito a operar em Portugal. 

Depois de conhecer o valor da entrada, a taxa de esforço, os prazos necessários e os limites da sua prestação mensal, é tempo de contactar o operador que lhe vai conceder o Crédito à Habitação (um banco ou uma outra entidade financeira habilitada para a concessão de Crédito). Começa então a fase decisiva e também a mais exigente, uma vez que é necessário estar atento a todos os detalhes das propostas que vai receber.

Nem sempre o valor mais baixo é o aquele que assegura as condições mais vantajosas ao nível do Crédito à Habitação, pelo que poderá ter necessidade de recorrer ao olhar treinado de quem realmente está empenhado no melhor negócio para si e para a sua família. Os nossos parceiros financeiros irão seguramente analisar toda a documentação, aconselhá-lo e orientá-lo na melhor direção.

Simule, simule e simule! 

Simular é de graça e apenas depende do seu tempo disponível. Por isso, faça as simulações que sejam necessárias até conseguir o melhor negócio, até porque o bem-estar da sua família depende disso. A nossa sugestão é que comece desde logo pela ferramenta de simulação do nosso parceiro de crédito Atual Resolve. 

Há dúvidas que precisa de esclarecer – por exemplo, quanto dinheiro posso pedir emprestado ou qual o valor da prestação mensal –, para as quais vai encontrar resposta. Para isso, necessitamos desde logo destes três elementos:

> o seu nome e o seu contacto
> o valor de que precisa 
> qual a finalidade do Crédito à Habitação (ou seja, se é para compra de casa, construção, transferência de crédito ou mesmo de um crédito para outros finalidades, como a realização de obras)
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.