Já conhece o Contrato de Arrendamento com opção de compra? Descubra já se é uma boa opção para si

Sendo uma das decisões mais importantes nas nossas vidas, a compra de casa requer sempre um estudo detalhado de todas as opções e possibilidades. Nestes tempos de alguma indefinição, nem sempre é fácil tomar uma decisão que compromete a sua família por bastante tempo.
30 abr 2024 min de leitura

Isto pode ser um problema caso acredite ter encontrado a sua casa de sonho e esteja indeciso sobre se deve avançar já para a compra, ou se é preferível aguardar algum tempo, economizando entretanto dinheiro suficiente para fazer depois um investimento com melhores condições. Optando, por agora, pelo arrendamento.

É nestas situações que surge uma modalidade que tem vindo a crescer, nos últimos anos, e que permite ao comprador combinar o melhor de dois mundos: arrendar a casa que pretende comprar, sem ter o risco da mesma ser vendida a outros compradores. Estamos a falar do Contrato de Arrendamento com Opção de Compra.

Ao contrário do que possa pensar, não é exatamente a mesma coisa do que um Contrato de Arrendamento tradicional, pois apresenta desde logo condições mais vantajosas. Começando pelo aproveitamento do valor total ou parcial pago pelas rendas: tudo o que for pagando poderá ser posteriormente descontado no valor total do imóvel (desde que fique definido inicialmente em contrato). 

Assumindo-se como um contrato misto, o Contrato de Arrendamento com Opção de Compra combina o melhor dos dois mundos – arrendamento e venda –, sendo o período de arrendamento e demais condições estabelecidos logo no contrato, cabendo ao arrendatário decidir se pretende efetivar a compra no fim do contrato de arrendamento. Além disso, caso o proprietário pretenda vender o imóvel durante a vigência desse contrato, terá sempre de dar prioridade ao arrendatário. 

Muitos clientes da Atual Imobiliária questionam-nos frequentemente sobre se esta será a melhor opção para eles. Como explicamos antes, o Contrato de Arrendamento com Opção de Compra é recomendável para quem não se acha ainda preparado para avançar com um Crédito à Habitação, mas que ao mesmo tempo não quer perder a oportunidade de, num futuro próximo, comprar o imóvel onde vive.

As vantagens são evidentes:

> Adiar a compra para um momento em que as condições do Crédito à Habitação estejam mais favoráveis

> Oportunidade de economizar algum dinheiro até à compra

> Possibilidade de rescindir contrato, com um aviso prévio, na eventualidade de surgir algum imprevisto 

> Assegurar algum tempo ao comprador para, antes de avançar para o negócio final, ir-se ambientando e conhecer melhor a casa, a vizinhança ou a zona

> Liberdade para, no final do contrato, não adquirir o imóvel, se assim o entender.

Claro que, como em qualquer outra transação, há riscos a ter em conta:

> Perda de qualquer sinal que tenha sido pago com vista a uma futura compra, no caso de decidir não comprar 

> Eventual penhora da casa nas situações em que haja dívidas do proprietário, o que inviabiliza a posterior compra pelo arrendatário

> No caso do proprietário, corre o risco de não lhe ser possível vender a casa por um preço atual e superior (ou seja, ajustar os preços de acordo com os valores de mercado), pois as cláusulas de venda ficaram definidas no início do contrato de arrendamento.

Obviamente, cada caso é um caso, pelo que a nossa recomendação é que procure a Atual Imobiliária antes de assinar qualquer Contrato de Arrendamento com Opção de Compra. Os nossos especialistas irão aconselhá-lo sempre no sentido de conseguir o melhor negócio para si, ao preço mais favorável e com condições de exceção. 

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.