5 conselhos que deve seguir quando vai comprar casa

Comprar uma casa é muito mais do que consultar um site especializado, escolher o imóvel, fechar negócio com o vendedor e tratar do financiamento com o banco.
06 out 2021 min de leitura

É um processo que envolve um conjunto de decisões que são fundamentais para a sua vida.
Por esse motivo, é importante que tenha em conta toda uma série de fatores antes de avançar para a compra da sua casa. Mas nós estamos cá para ajudar, com estes conselhos indispensáveis:

 

Escolha bem o seu agente imobiliário
Tão importante como escolher a casa dos seus sonhos é fazer uma boa escolha no que diz respeito aos profissionais que o vão acompanhar durante todo o processo. A experiência, conhecimento dos procedimentos e formação na área da negociação de uma agência é essencial para que o comprador consiga fazer um negócio com a melhor relação preço qualidade. Muitas vezes existe a ideia de que um negócio feito apenas entre particulares vai baixar os custos, mas a velha máxima do “barato sai caro” faz aqui todo o sentido. Há custos que podem ser reduzidos com a intervenção de uma agência imobiliária de créditos firmados no mercado, como a Atual Imobiliária. Existem procedimentos que estes profissionais conseguem agilizar, reduzindo despesas desnecessárias. Não esqueça que uma agência imobiliária só pode exercer a atividade de Medição Imobiliária quando licenciada pelo Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC).

 

Defina claramente o orçamento
A compra de habitação é um projeto com grande impacto na vida das pessoas, muitas vezes com implicações que se prolongam por vários anos. Como tal, o custo global de todo o negócio deve ser devidamente calculado e ponderado. Ainda antes de começar a procurar casas, defina claramente aquilo que pretende (ou que pode) gastar. Recorra a um intermediário de crédito, como a Atual Resolve, que o irá apoiar nas diversas simulações de crédito, caso opte por recorrer a um empréstimo (a situação mais comum). Uma vez estabelecido o valor realista e que lhe permitirá gerir confortavelmente o orçamento familiar, avance então para uma pesquisa mais detalhada de imóveis.

 

Não ponha a razão à frente do coração
A partir do momento em que começa a pesquisar os imóveis disponíveis no mercado, é muito fácil apaixonar-se por uma vivenda ou um apartamento. A vista deslumbrante, a localização privilegiada, aquele quarto a mais para um escritório ou sala de brincadeiras das crianças, a ampla varanda, o imenso terraço ou jardim (no caso das moradias), tudo isso encarece um imóvel. Se o seu orçamento é folgado, pode deixar-se levar pela ambição de ter a casa dos seus sonhos, mas em boa parte dos casos o mais adequado é abdicar de alguns desses extras. Com aquilo que poupa, poderá fazer um excelente negócio, adquirindo, boa parte das vezes, uma habitação com excelente qualidade de construção e de materiais.

 

Não fazer do preço o seu principal critério
Conforme lhe indicamos anteriormente, todo o projeto de compra de uma casa deve respeitar o orçamento definido à partida. Mas, ao contrário do que se possa pensar, a procura de uma nova habitação não deve focar-se exclusivamente no valor a pagar por ela. Há critérios a que deve dar prioridade, como a localização, a proximidade a espaços verdes ou áreas de lazer ou a facilidade de estacionamento nas imediações. Por vezes, o comprador concentra-se tanto em encontrar um imóvel ao preço que lhe é mais conveniente, que esquece outros elementos que o farão tirar o melhor partido possível da sua nova casa.

 

Ter atenção aos custos futuros
Um imóvel é, para muitos, um projeto de vida com tudo o que isso implica. Há, por isso, um conjunto de situações às quais deve estar atento, pois a médio ou longo prazo poderão trazer-lhe dores de cabeça. Principalmente o estado de conservação do imóvel, uma vez que pode implicar custos futuros com obras de manutenção, ou intervenções mais custosas como a reabilitação de fachadas, ou terraços. Outros fatores a ter em conta são a quota do condomínio (no caso dos apartamentos), custos de saneamento, carga fiscal aplicada nessa autarquia, etc. Uma vez mais, o apoio de um mediador imobiliário é fundamental para o alertar para este tipo de situações.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome  
   
Contacto
 
Mensagem  
 
captcha
Código
 
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.