Que alívio! A prestação da casa começa a descer já em fevereiro

Há excelentes notícias para o seu orçamento familiar. A partir de fevereiro vai começar a pagar menos pelo seu Crédito à Habitação, o que acontece pela primeira vez desde 2022, altura em que as taxas de juro começaram a subir.
02 fev 2024 min de leitura
A esta descida devem seguir-se outras nos próximos meses, numa tendência de normalização dos valores da prestação que as famílias aguardam.

Por agora, os novos valores do Crédito à Habitação podem representar uma poupança de 11 euros por mês, no caso dos contratos indexados à Euribor a três e seis meses, cujas condições sejam revistas em fevereiro. Para os contratos a 12 meses vai registar-se um ligeiro aumento, numa tendência de abrandamento que progressivamente dará origem também a uma descida.

Um trabalho do Jornal de Notícias (JN) com a colaboração da DECO ajuda-nos a compreender de que forma podemos beneficiar desta descida. Para isso, é dado o exemplo do caso de um cliente com um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros, maturidade a 30 anos e com um spread de 1%. 

Num contrato a seis meses, a prestação deverá baixar no próximo mês para os 795,04 euros, ou seja, uma descida de 10,82 euros. É menos 1,3% relativamente aos valores da última revisão (em agosto de 2023), quando a mensalidade para mesmo empréstimo podia atingir os 805,86 euros.

Já no caso dos créditos indexados à taxa de três meses, a mesma projeção do JN aponta para uma descida de 7,34 euros que levará o crédito estudado para uma mensalidade de 797,89 euros. Quer isto dizer que o cliente beneficia de uma descida de 0,9% em relação a novembro de 2023, quando a mensalidade podia ascender aos 805,23 euros.

Para esta descida muito contribuem os novos valores da Euribor, que em janeiro deste ano terão andado à volta dos 3,89% (a seis meses) e dos 3,92% (a três meses). A tendência é de descida, havendo a expetativa de que as famílias possam beneficiar de condições mais vantajosas nos próximos meses, quando são esperados os primeiros cortes de juros por parte do BCE.

Na ATUAL IMOBILIÁRIA temos acesso a todos os indicadores em tempo real, estando assim em situação privilegiada para prestar sempre o apoio indispensável aos nossos clientes. Estamos sempre a par das novidades, movimentações de mercado e tendências, de modo a assegurar-lhes as condições essenciais para conseguir sempre o melhor negócio para si e para a sua família.
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.