10 Dicas para quem vai comprar a primeira casa

10 Dicas para quem vai comprar a primeira casa
01 jul 2020 min de leitura

1. Timing para a compra da casa
Tendo em conta que a EURIBOR se encontra atualmente em mínimos históricos, financiar uma habitação é agora mais acessível. Nestas alturas em que as taxas estão apelativas – a juntar a reduções do spread dos bancos – é sempre uma boa oportunidade.

2. Fazer planos a longo prazo
Coloque a hipótese de um dia mais tarde desejar vender a habitação. Se tal suceder, note que a localização terá um grande impacto não apenas no valor que irá ganhar com a venda, mas também com a facilidade em encontrar potenciais compradores.

3. O tamanho importa
Em tempos de pandemia notou-se uma procura por casas com espaços verdes, seja inteligente, não precisa de uma mansão, pois pesaria no seu orçamento mensal, procure algo que satisfaça as suas necessidades e que lhe dê qualidade de vida; um espaço de sonho mas à sua medida.

4. Comprar a primeira casa para arrendar será uma boa opção?
Se os seus planos passarem por eventualmente vir a arrendar a casa que comprou, o melhor é, no momento da pesquisa, elaborar um pequeno estudo de mercado sobre as zonas onde são mais procuradas casas para arrendar.

5. Programas de apoio à habitação
Atualmente são mais os programas de incentivo ao arrendamento do que à compra de habitação, começando, nomeadamente, pelo Programa Porta 65, destinado a jovens até aos 35 anos de idade e com baixos rendimentos.

6. No financiamento, não facilite: compare ao máximo
Na hora de equiparar as diversas simulações, é preciso ter atenção a vários elementos: para além da TAEG e do montante total imputado, também há que contar com o spread e a prestação mensal. A oferta do mercado pode variar bastante. Não se limite ao seu banco.

7. Oscilações das taxas de juro
A única forma de se precaver disto é escolher um empréstimo com taxa fixa – assim saberá sempre com o que conta.
Não obstante, quando a EURIBOR está em queda, também a sua prestação está, pelo que pagará menos pelo empréstimo da casa.

8. Construa um fundo de emergência
Simples. Imagine que perde, de forma repentina, a sua fonte de rendimento principal
Para poder fazer face a esta alteração de circunstâncias nos primeiros tempos, é crucial ter dinheiro de parte para emergências e que idealmente dê para cobrir as prestações mensais do empréstimo da casa.

9. Orçamento para custos adicionais
Como é de esperar, pode estar demasiado concentrado no preço da propriedade e esquecer-se de outros custos relacionados com a compra da casa, tais como impostos e comissões associadas ao crédito à habitação.

10. Dar de caras com a primeira casa: pondere arranjar uma agência
Um agente que trabalhe para si pode guiá-lo e aconselhá-lo em diversos aspetos fulcrais: localização, preço, estado do imóvel, que tipos de serviços estão próximos e previsões quanto à valorização da casa no futuro…
Evite constrangimentos, peça ajuda a profissionais, contacte a atual imobiliária, e nós garantimos o melhor acompanhamento!

 

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.