NOTÍCIAS
NOTÍCIAS SOBRE O MERCADO IMOBILIÁRIO SEMPRE ATUALIZADAS
NOTÍCIAS
Voltar \ 10 DICAS PARA QUEM VAI COMPRAR A PRIMEIRA CASA

10 DICAS PARA QUEM VAI COMPRAR A PRIMEIRA CASA

01 jul 2020
10 DICAS PARA QUEM VAI COMPRAR A PRIMEIRA CASA
10 DICAS PARA QUEM VAI COMPRAR A PRIMEIRA CASA

1.      TIMING PARA A COMPRA DA CASA

Tendo em conta que a EURIBOR se encontra atualmente em mínimos históricos, financiar uma habitação é agora mais acessível. Nestas alturas em que as taxas estão apelativas – a juntar a reduções do spread dos bancos – é sempre uma boa oportunidade.

 

2.      FAZER PLANOS A LONGO PRAZO

Coloque a hipótese de um dia mais tarde desejar vender a habitação. Se tal suceder, note que a localização terá um grande impacto não apenas no valor que irá ganhar com a venda, mas também com a facilidade em encontrar potenciais compradores.

 

3.      O TAMANHO IMPORTA

Em tempos de pandemia notou-se uma procura por casas com espaços verdes, seja inteligente, não precisa de uma mansão, pois pesaria no seu orçamento mensal, procure algo que satisfaça as suas necessidades e que lhe dê qualidade de vida; um espaço de sonho mas à sua medida.

 

4.      COMPRAR A PRIMEIRA CASA PARA ARRENDAR SERÁ UMA BOA OPÇÃO?

Se os seus planos passarem por eventualmente vir a arrendar a casa que comprou, o melhor é, no momento da pesquisa, elaborar um pequeno estudo de mercado sobre as zonas onde são mais procuradas casas para arrendar.

 

5.      PROGRAMAS DE APOIO À HABITAÇÃO

Atualmente são mais os programas de incentivo ao arrendamento do que à compra de habitação, começando, nomeadamente, pelo Programa Porta 65, destinado a jovens até aos 35 anos de idade e com baixos rendimentos.

 

6.      NO FINANCIAMENTO, NÃO FACILITE: COMPARE AO MÁXIMO

Na hora de equiparar as diversas simulações, é preciso ter atenção a vários elementos: para além da TAEG e do montante total imputado, também há que contar com o spread e a prestação mensal. A oferta do mercado pode variar bastante. Não se limite ao seu banco.

 

7.      OSCILAÇÕES DAS TAXAS DE JURO

A única forma de se precaver disto é escolher um empréstimo com taxa fixa – assim saberá sempre com o que conta.

Não obstante, quando a EURIBOR está em queda, também a sua prestação está, pelo que pagará menos pelo empréstimo da casa.

 

8.      CONSTRUA UM FUNDO DE EMERGÊNCIA

Simples. Imagine que perde, de forma repentina, a sua fonte de rendimento principal

Para poder fazer face a esta alteração de circunstâncias nos primeiros tempos, é crucial ter dinheiro de parte para emergências e que idealmente dê para cobrir as prestações mensais do empréstimo da casa.

 

9.      ORÇAMENTO PARA CUSTOS ADICIONAIS

Como é de esperar, pode estar demasiado concentrado no preço da propriedade e esquecer-se de outros custos relacionados com a compra da casa, tais como impostos e comissões associadas ao crédito à habitação.

 

10.    DAR DE CARAS COM A PRIMEIRA CASA: PONDERE ARRANJAR UMA AGÊNCIA

Um agente que trabalhe para si pode guiá-lo e aconselhá-lo em diversos aspetos fulcrais: localização, preço, estado do imóvel, que tipos de serviços estão próximos e previsões quanto à valorização da casa no futuro…

EVITE CONSTRANGIMENTOS, PEÇA AJUDA A PROFISSIONAIS, CONTACTE A ATUAL IMOBILIÁRIA, E NÓS GARANTIMOS O MELHOR ACOMPANHAMENTO!


Visite o nosso site em https://www.atualimobiliaria.pt/pt/contactos/
Veja Também